top of page

Sheknah Crew

As coisas acontecem e não parecem obras do acaso. Pelo menos, não aqui no Pará!

Na última roda/Cypher organizada pela galera do movimento de Danças Urbanas de Belém, que seria também a nossa despedida dessa terra que nos deu tantos frutos, os encontros germinaram ainda mais sementes.

shekna.jpg

A dança de Douglas e essa forma que ele tem de contagiar quem está por perto chamou a atenção de Ney. Ao conversarmos sobre o nosso projeto de pesquisa com o "Na Mala" compreendemos que o compartilhar era mais do que desejável. Mesmo sem espaço na agenda, e praticamente com a corda no pescoço para a nossa partida para o Maranhão, resolvemos que iríamos nos encontrar com o Ney e o Sheknah Crew.

O Sheknah Crew existe desde 2006 no bairro do Guamá. Composto de pessoas com vasta experiência em danças urbanas e também em outros estudos com a dança em cias, como a dança contemporânea. Entranhado na periferia, reúne vários jovens em duas atividades distintas, os treinos e a Cia. Sobre a coordenação de Ney a Crew é referência em Belém. Como muitos de nós, encontraram em uma escola do bairro um espaço, com chão bom e água, tudo que um dançarino precisa para ultrapassar as barreiras das lógicas e dançar.

Os corpos foram chegando aos poucos e se espalhando pelo chão, de ponta cabeça, de um lado para o outro, do jeito que o corpo pedia.

O Shekenah entrará em processo de criação de espetáculo neste momento, e para além de uma oficina de fundamentos e técnicas das Danças Urbanas (que, em verdade, muitos deles já dominam) resolvemos propor um misto de oficina de dança e jogos cênicos, pensando justamente no processo da crew e no que Ney e Douglas conversaram durante a Cypher. O resultado foi um encontro muito divertido!

Os meninos começaram nos estranhando, claro! Ainda mais ao abrir a oficina com uma Cypher que tocou brega, carimbó, funk e tudo o mais!

Aos poucos os meninos foram embarcando na ideia e mesmo aqueles estímulos esquisitos e que, à primeira vista, não pareciam levar a lugar nenhum, nos levaram a uma linguagem comum e enriquecedora para todos nós.

A experiência foi única e o nosso termômetro de sucesso foi a vontade que deu de não ir mais embora! Tínhamos outra oficina do outro lado da cidade, o tempo do relógio nos gritando pra irmos, mas a gente querendo jogar mais, brincar mais, aproveitar mais. Mas, assim são as coisas e tenho entendido que ir é necessário para que possamos voltar!

Saímos do encontro completamente mexidos e repletos de uma felicidade que só um encontro verdadeiro poderia proporcionar. Nós só temos a agradecer ao Shekenah Crew que em tão pouco tempo confiou tanto em nós e que, para além de tudo o que pudéssemos planejar, nos surpreendeu e nos possibilitou suspender qualquer lógica matemática capitalista, para simplesmente estarmos lá, juntos, descobrindo e experimentando.

Antes de deixarmos o espaço recebemos agraciados suas orações, e protegidos de todo e qualquer mal, seguimos pela estrada das nossas passagens.

Quem queiser saber mais sobre a crew é só adicioná-los no face: https://www.facebook.com/SheknahCrew?fref=ts


POSTAGENS RECENTES:
PROCURAR PELAS TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page