top of page

Curro Velho - Morada das Artes no Bairro de Telegrafo

A Fundação Curro Velho foi um achado no meio da nossa estadia no Pará, o Antônio nos levou para conhecer este centro cultural no meio do bairro do

O Curro Velho foi o primeiro matadouro da cidade de Belém em 1861! Foi desativado em 1912 e permaneceu abandonado até 1993 quando foi tombado e iniciada a reforma para torná-lo a morada das artes no bairro do Telégrafo.

As margens da Baía de Guanabara, além de lindo, com uma vista privilegiada para o rio, o espaço oferece diversos cursos de formação, uma biblioteca pequenina e charmosa, e uma lojinha com artigos produzidos pelos alunos.

Ao fundo do casarão um palco a beira do rio, e a vontade que dá é de ficar lá propondo, criando, reinventando a vida.

O ambiente, além de muito bonito e acolhedor parece que transpira artes! Me lembrou um pouco nosso Tendal da Lapa em Sampa, também antigo matadouro, mas que diferente do Curro Velho está um pouco abandonado pelo poder público...

Antônio nos apresentou ao queridíssimo Alexandre Rosendo, que imediatamente nos acolheu e dentro da loucura da organização da agenda do espaço, encontrou uma brecha para nós e nos deu todo o apoio para oferecermos uma oficina de Popping!

A oficina foi um sucesso! O encontro ocorreu no espaço do teatro, muitas pessoas participando e muitas assistindo. Ao final da oficina o bate papo e a troca de conhecimentos (me) parece que reacendeu um desejo dos dançarinos de danças urbanas, para além dos breakers, de realizarem um encontro comum, em que todas as vertentes das DU's pudessem estar juntas num mesmo lugar.

No Curro Velho a querida Angélica (Cia. MIRAI), ministra aulas de Danças Urbanas para os jovens interessados e com eles realizou um processo de montagem do espetáculo "Em meio Urbano", que tivemos oportunidade de assistir e mais uma vez presenciar a potência dos jovens quando se envolvem.

Visitamos o Curro Velho diversas vezes enquanto permanecemos em Belém, foi o espaço onde fomos estudar, ensaiar, fazer a manutenção corporal, conversar, apenas estar. E tivemos tanta vontade de estabelecer alguma conexão com este lugar... Se eu viesse morar no Pará, seria ali que eu gostaria de trabalhar. Quem sabe, não é?

Se você quiser conhecer mais sobre a Fundação Curro Velho pode visitar o site:

curro velho.jpg

Ou dar uma passadinha por lá!

Fundação Curro Velho

Rua prof. Nelson Ribeiro, 287 - Bairro do Telégrafo sem fio - Belém-PA

Fone: (91) 3184-9100

POSTAGENS RECENTES:
PROCURAR PELAS TAGS:
Nenhum tag.
bottom of page